Alguns Programas para Mestrado oferecidos pela USP

Padrão

Caros amigos e alunos. Atendendo a pedidos, listo abaixo alguns programas de Pós-Graduação oferecidos na Universidade de São Paulo (USP).

Geralmente esses programas demandam em seu processo seletivo:
a) Proficiência em uma segunda língua;
b) Projeto de Pesquisa e
c) Prova específica.

Entendo que o Mestrado “entra na vida” do cidadão que encontra uma certa maturidade sobre as coisas que lhe chamam a atenção ou sobre uma curiosidade não respondida!!!

Pois bem,

1. PROLAM
Para quem procura realizar uma pesquisa com tema relacionando a América Latina, estudos comparativos ou temas de abrangência, um caminho é o PROLAM. O edital para ingresso em 2018 ainda não foi lançado, mas o edital de 2016 para ingressantes em 2017 pode ser lido a partir do link:
http://www.usp.br/prolam/edital_selecao_prolam_2017_retificado.pdf

No site de teses da USP dá para ter uma noção sobre os temas trabalhados no PROLAM, vcs podem ver o título, autor e baixar em pdf as dissertações de mestrado e teses de doutorado:
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=9&Itemid=159&lang=pt-br&id=84131&prog=84001&exp=0

2. PROCAM
O Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) está vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e oferece Cursos Strictu Sensu de Mestrado e Doutorado. É um Programa Interdisciplinar, criado em 1989, que visa formar pesquisadores capazes de proporem alternativas às diversas demandas da sociedade nas questões socioambientais.

Temas como aquecimento global, conservação da biodiversidade, áreas contaminadas, gestão dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos urbanos, entre outros, compõem os maiores desafios atuais. Por isso, os problemas socioambientais deixaram de ser uma novidade e foram incorporados às políticas públicas de vários governos, além de serem foco de importantes movimentos sociais.

Integram seu corpo docente pesquisadores das Ciências da Vida, Ciências da Terra, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Aplicadas, que têm no exercício da interdisciplinaridade o principal desafio. Reunidos, buscam entender a complexidade dos problemas gerados pelas diversas formações sociais e sua relação com o meio ambiente.

O desafio de formar pesquisadores com este perfil nutre uma reflexão sistemática sobre problemas socioambientais que estimula a interação de profissionais de muitas áreas e em diversas escalas, como a internacional, a nacional e a local.

Existem 2 Pós no PROCAM, em CIÊNCIA AMBIENTAL e em ENERGIA, vejam os editais:

a) Ciência ambiental: http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/ci%C3%AAncia-ambiental-mestrado-e-doutorado

b) Energia: http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/energia-mestrado-e-doutorado

3. EACH – Escola de Artes, Ciências Humanas da USP – USP Leste
São diversos programas de pós, disponíveis:

  1. Bioquímica e Biologia Molecular
  2. Ciências da Atividade Física
  3. Estudos Culturais
  4. Gerontologia
  5. Gestão de Políticas Públicas
  6. Modelagem de Sistemas Complexos
  7. Mudança Social e Participação Política
  8. Sistemas de Informação
  9. Sustentabilidade
  10. Têxtil e Moda
  11. Turismo

Saiba mais em:
http://www5.each.usp.br/apresentacao-programas-de-pos-graduacao/

4. PGEHA – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo.

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte apresenta a área de concentração “Estética e História da Arte” em quatro linhas de pesquisa: “Teoria e Crítica da Arte”, “História e Historiografia da Arte”, “Metodologia e Epistemologia da Arte” e “Produção e Circulação da Arte”. A partir dessa estrutura, os projetos de pesquisa, conteúdos disciplinares, orientações de projetos, publicações, intercâmbios nacionais e internacionais e demais atividades do Programa dirigem-se para a perspectiva interdisciplinar propiciada pela área de concentração. Nas ações estabelecidas, diversas esferas do conhecimento estético e artístico (teoria, crítica, história, historiografia, metodologia, epistemologia, produção e circulação) são correlacionadas com as linhas de pesquisa. Nos procedimentos metodológicos e epistemológicos há clara tendência à interação com outras áreas do saber, tais como: administração, antropologia, arquitetura, ciências sociais, comunicação (com ênfase nas novas mídias digitais), economia, educação, filosofia, história, museologia, patrimônio, psicologia, políticas públicas e mais recentemente, saúde pública e direito.

Saiba mais em: http://angico.usp.br/pgeha/index.php/pt-br/o-programa

5 – ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES – ECA

A ECA tem os seguintes programas de Pós:

  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Ciência da Informação
  • Ciências da Comunicação
  • Meios e Processos Audiovisuais
  • Música

Maiores informações e o edital passado pode ser acessado aqui: http://www3.eca.usp.br/pos

 

 

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário