EVENTO: Relações raciais e étnicas na América Latina: entre o passado e o futuro

Padrão

A Escola de Sociologia e Política de SP (FESPSP) está promovendo seu III Seminário de Pesquisa, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro de 2014.

Neste evento, eu e a professora Juliana Serzedello Crespim Lopes estamos organizando um grupo de trabalho para tratar de relações raciais no Brasil e na América Latina, contemplando diferentes áreas do conhecimento. Convidamos todxs para inscreverem trabalhos! As inscrições estarão abertas até o dia 05 de setembro de 2014, conforme as instruções do sítio a seguir.

Contamos com a participação de vocês e pedimos que nos ajudem na divulgação, para que nossa proposta chegue ao maior número de pesquisadores e demais pessoas interessadas no tema.

Abraços e obrigada!

http://www.fespsp.org.br/pesquisa/seminarios-de-pesquisa

GT 11 – Relações raciais e étnicas na América Latina: entre o passado e o futuro

Coordenadoras: Profª Drª Caroline Cotta de Mello Freitas (FESPSP/Faculdade Cásper Líbero); Profª. Meª. Juliana Serzedello Crespim Lopes (Faculdade Cásper Líbero)

Ementa: O Brasil, tal qual outros países da América Latina, historicamente, tem tratado a população negra e indígena como um “problema a ser resolvido”. Isto é, ditas populações são vistas como “problema” desde o período colonial, quando foram escravizadas. Ao longo do tempo o teor do debate sobre tais populações variou imensamente, da discussão sobre o branqueamento e da população em finais do século XIX e inícios do XX, passou-se, no Brasil, pela elaboração da ideia de“democracia racial” e elogio à mestiçagem, chegando-se, nos anos 80 e 90 do século XX à denúncia do racismo constitutivo da sociedade brasileira e a reivindicação de políticas públicas que deem conta de dirimir a desigualdade racial e étnica existente no país. Este grupo de trabalho visa recuperar a tradição da Fundação Escola de Sociologia e Política em estudos sobre a temática das relações raciais e étnicas. A intenção é reunir pesquisadores que trabalham com o tema sob variadas perspectivas, a fim de elaborar reflexões sobre aspectos como a história das relações raciais e étnicas no Brasil e na América Latina e o atual estado relações raciais. O grupo será multidisciplinar e se pretende discutir desde direitos dos povos indígenas até manifestações culturais negras nas grandes cidades contemporâneas. O que significa que pretendemos propor um debate amplo e interdisciplinar sobre a temática em foco.

Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s