Seminário Estado, Política e Territorialidades: Análises a partir da Geografia, da História e da Psicologia Política

Padrão

Imagem
Evento gratuito, não necessita inscrição prévia. Local: na USP, Sala de Eventos do IEA (Instituto de Estudos Avançados), Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária.

Esse evento se inscreve no marco dos estudos e análises comparadas acerca da formação e ordenamento dos estados na ibero-latino-américa e que destaca os elementos da política e da produção de territorialidade a partir do olhar da geografia, história e psicologia política. Esses seus olhares permitem uma perspectiva interdisciplinar e mais ampla do que posturas mais clássicas, inscritas em marcos particulares estabelecidos a partir de uma visão de dezenovecentista de ciência. É do interesse do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade, aprofundar a produção de conhecimento, que permita avançar no campo das políticas públicas, de maneira a compreender as dinâmicas subjetivas e sócio-territoriais possibilitando as novas formações do estado mediarem as relações sociais e promoverem as intervenções que podem conduzir às estruturas democráticas e comprometidas com a justiça social.

Programação

  • Carlos Sixirei Paredes – Universidade de Vigo – tema: Estados Latinoamericanos, Política, História e Territorialidades;
  • Agustín Espinosa – PUC-Peru – tema: Identidade Nacional e Conflitos Socio-Políticos no Peru;
  • Nuno Marques da Costa – Universidade de Lisboa – tema: Mobilidade, Acessibilidade e Direitos nas Políticas Públicas Portuguesas;
  • Neli Aparecida de Mello-Théry – tema: Territorialidades, Planejamento e Gestão: os Desafios do Estado Brasileiro.
Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s