A articulação do território colonial – Material de apoio: Tese do Prof. Geógrafo Everaldo Batista da Costa

Padrão

Caros alunos,
Como parte do curso “Introdução à Geografia do Brasil”, para explicar o cliclo do ouro, da mineração na região de Ouro Preto e Diamantina, no Brasil Colônia, recorro a tese de mestrado do amigo Geógrafo Everaldo Batista da Costa. O Everaldo é Geógrafo formado pela USP, tem mestrado e doutorado em Geografia e teve orientação do Professor Francisco Capuano Scarlato (Scarlato lembram???). Hoje ele é Professor Adjunto do Depto de Geografia da Universidade de Brasília – UNB e coordena, o Grupo de Estudos Cidades e Patrimonialização.

Quem quiser acessar a tese de mestrado dele basta entrar aqui: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-05022009-150209/pt-br.php

Utilizei especialmente o subcapítulo 3.1.1. “A mineração e a articulação do território colonial no séc. XVIII” + os subcapítulos 3.1.2 e 3.1.3. Portanto das páginas 90 a 115.

Quem quiser conhecer um pouco mais o querido amigo Everaldo, veja o curriculo dele: http://lattes.cnpq.br/6223294904658578

Imagemal

Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

»

  1. Everaldo. Muitíssimo obrigado! Parabéns vc pela sua pesquisa que tive contato agora.Neste semestre sua pesquisa esta colaborando no ensino da disciplina “Introdução a Geografia do Brasil” para cerca de 70 futuros professores de geografia e história. E seu trabalho é amplamente divulgado em minhas disciplinas.
    O blog esta aberto para os amigos, para divulgação: eventos, pesquisas, dicas etc.
    Abração e estando em SP gostaria de levá-lo para bater um papo com nossos alunos.

  2. Oi Sergio, fico à disposição. Devo ir a bancas na USP no ano que vem. Vamos combinar sim e vou conhecer seus alunos… Sei que irei para uma banca de Amália em Março, parece-me… Um abraço e sucesso na empreitada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s