Abatimento de 1% – Professor

Padrão

Informação enviada pela aluna Joice Giroldo. Nosso muuito obrigado.

Você, professor, que financiou o seu curso de licenciatura pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), pode estar apto a solicitar o ABATIMENTO mensal de 1% do saldo devedor, conforme previsto no artigo 6º–B da Lei nº 10.260/2001 (incluído pela Lei nº 12.202/2010).

     Confira o passo a passo para solicitar o ABATIMENTO:

  • 1º Passo: cadastro ou atualização de dados do professor na plataforma Freire.

O estudante/professor deverá acessar a plataforma freire e realizar seu cadastro, caso não possua. Depois deverá acessar o sistema, atualizar os dados pessoais e as atuações profissionais.

  • 2º Passo: Solicitação no portal do SisFIES.

O segundo passo é acessar o Sistema de Abatimento de 1% – Professor e efetuar o seu cadastro, informando os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante/professor informará CPF, data de nascimento, endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante/professor acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante/professor receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. Após a validação, o estudante/professor deverá acessar o sistema para solicitar o Abatimento.

  • 3º Passo: Confirmação das informações

Após concluir a solicitação de ABATIMENTO, o estudante/professor deverá aguardar a confirmação das informações de atuação profissional pelo(s) Secretário(s) de Educação. O Secretario terá um prazo, regulamentado pelo FNDE, para confirmar, ou não, a situação do estudante/professor.

  • 4º Passo: Notificação ao FNDE

Após a confirmação dos meses trabalhados e do efetivo exercício ou não do estudante/professor solicitante pelo Secretário, o estudante/professor receberá uma mensagem eletrônica com o resumo da(s) atuação(ões) profissional(is).

  • 5º Passo: Notificação ao Agente Financeiro

Após a confirmação pelo Secretário das informações apresentadas, o estudante/professor deverá novamente acessar o Sistema de Abatimento de 1% – Professor, conferir as informações referentes à aprovação do Secretário e enviar a solicitação para o Agente Financeiro responsável pelo financiamento para que a cobrança das prestações referentes à amortização do financiamento seja suspenso e concedido o abatimento, na forma do regulamento. Se as informações validadas pelo Secretário necessitarem de correções, o estudante/professor deverá reenviar o pedido.

Consulte o Manual de Orientações Abatimento de 1% do Fies Professor no PORTAL FIES ((http://sisfiesportal.mec.gov.br)

© 2011 Ministério da Educação. Todos os direitos reservados.

 

 

Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s