O trabalho dos homens placa em SP

Padrão

Caros, não sei se é de conhecimento de todos, mas em julho passado eu e o aluno Eduardo Aparecido submetemos um artigo para o Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Estudos do Trabalho (http://abet2013.blogspot.com.br/p/sess.html) que ocorrerá no fim de outubro. 

O estudo intitulado: Placas visíveis e homens invisíveis: estudo de caso sobre os “homens-placas” na cidade de São Paulo trata de um estudo de caso sobre as pessoas que trabalham segurando placas indicativas dos lançamentos imobiliários do subdistrito do Ipiranga (que faz parte do distrito de mesmo nome).

Eu pesquiso o tema publicidade no espaço público há cerca de 15 anos, período que posso dizer que pude ver muitas dinâmicas contraditórias. Uma das coisas que sempre me incomodou foi justamente a situação de quem trabalha “servindo de poste para propaganda”.

Quem são essas pessoas? De onde são? Essa é a atividade principal delas? Qual é a idade dessas pessoas? Escolaridade? são algumas das questões que me incomodaram. Pensando em um método para pensar essa demanda tive a feliz oportunidade de trabalhar com o aluno Eduardo Aparecido que é uma pessoa, que assim como eu, que se dedica a leitura da obra do professor Milton Santos. De nosso encontro acadêmico chegamos a um projeto de análise com viés no método geográfico que foi aprovado pelo referido Encontro.

Para quem se interessar esse é o link para baixar o pdf: http://migre.me/gaTHO

Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s