Palestra seguida de sessão de perguntas sobre “A destituição de Lugo e a problemática dos brasiguaios”.

Padrão

Com satisfação, convidamos a todos a participarem da palestra seguida de sessão de perguntas sobre “A destituição de Lugo e a problemática dos brasiguaios“.

Palestrante:
Fabio Luis Barbosa dos Santos, Doutor em História Econômica pela USP, Professor da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana) e pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Sobre a palestra:
Serão analisadas nesta exposição duas problemáticas que se tangenciam mas não se identificam: o poder dos grandes proprietários rurais brasileiros radicados no Paraguai, conhecidos como brasiguaios, e a deposição do presidente paraguaio Fernando Lugo consumada em junho de 2012, relacionando as motivações imediatistas que desencadearam o golpe às tensões que caracterizam a questão agrária no Paraguai. A hipótese é que a recente crise paraguaia evidenciou um paradoxo da política exterior brasileira, na medida em que há indícios de apoio do Estado brasileiro à expansão do agronegócio protagonizada pelos brasiguaios, que por sua vez, constituem um dos grupos de poder que endossou a conspiração para destituir Fernando Lugo, processo que contrariou os desígnios da diplomacia brasileira.

 Quando: 13.11.2012, terça-feira, das 17h às 19h

 Onde: Favo 13-B – PROLAM/USP

 Inscrições: prolam.eventos@gmail.com

 

Contamos com sua presença!

 

Cordialmente,

Comissão Organizadora de Eventos do PROLAM/USP

Anúncios

Sobre Sergio Rizo

Geógrafo (USP,2003), Mestre em ciências para integração da América Latina (USP/PROLAM, 2012 - Pesquisa de Mestrado: "Estudo comparativo da mídia exterior de São Paulo e Buenos Aires (Link para baixar este estudo: http://migre.me/gslqm) Pesquisador de temas relacionados a publicidade ao ar livre, intervenções urbanas, comunicação e comunicação na América Latina. Diretor da empresa RS Projetos (desde 2002). Atua na coordenação de projetos. - Autor do livro: "A mídia exterior na cidade de São Paulo" (2008); - Professor Nível Superior de Geografia UNIESP: Teoria e Método em Geografia, Introdução a Geografia Brasileira e Geografia Agrária (2012 - atual); - Doutorando em Geografia Humana pela USP (2013).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s